O Porto do Açu é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, instalado em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área de maior produção de petróleo e gás do Brasil. Com área total de 7,8 mil hectares e construção iniciada em outubro de 2007, o Porto do Açu foi desenvolvido no conceito porto-indústria e, por isso, possui também uma retroárea do porto e uma zona industrial contígua, que deverá abrigar indústrias de diversos segmentos, além de empresas de logística.
Com profundidade de 18,5 metros e capacidade para receber navios de grande porte (220 mil toneladas), o Porto do Açu contará com uma estrutura offshore com 10 berços para atracação para movimentação de produtos como minério de ferro, granéis sólidos e líquidos, carga geral e produtos siderúrgicos, além de área de serviços complementares prestados por empresas especializadas, como expedição, integração intermodal, armazenagem e desembaraço aduaneiro com conceito de one-stop-shop.
Também está projetada a instalação de uma zona industrial que abrangerá um complexo siderúrgico, uma usina termoelétrica e até quatro usinas de pelotização de minério, empresas metal-mecânicas e cimenteiras, entre outros. Um terminal de granéis líquidos permitirá a movimentação de 4 milhões de metros cúbicos ao ano de gás natural liquefeito (GNL). O porto terá condição, ainda, de atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos.
Além da instalação portuária, o Grupo EBX, por meio de sua controlada MPX, está implantando no Porto do Açu uma unidade termelétrica de 2.100 MW, que poderá também fornecer energia para as empresas ali instaladas.
A meta é exportar 63,3 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, além de 11,2 milhões de toneladas ao ano de produtos siderúrgicos, 330 mil TEUs de carga geral e 1,5 milhão de tonelada de granito.
FONTE: ebx.com
Para alcançar estas metas, a empresa investirá US$ 1,6 bilhão no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu. Cerca de 1.500 pessoas já trabalham na construção do porto, sendo que cerca da metade da mão-de-obra empregada mora em Campos e em São João da Barra. A operação do Porto do Açu está prevista para 2011.
FONTE: EBX.COM
FONTE: EBX.COM
Em paralelo à fase inicial das obras, o empreendimento já atrai empresas de vários setores econômicos, interessadas nas condições logísticas privilegiadas, em segmentos como o de siderurgia, indústria automotiva e metal-mecânica, dentre outras. Grupos brasileiros e do exterior já visitaram a região para conhecer de perto a oportunidade de montar bases produtivas no local e garantir presença no empreendimento.
O Porto do Açu viabilizará o escoamento de cargas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tais como minério de ferro, produtos siderúrgicos, granito, carga geral, granéis líquidos e o recebimento de cargas importadas, como carvão. Também se instalarão no complexo unidades de transformação de produtos, como o minério de ferro, agregando valor ao produto a ser exportado pelo Brasil.
FONTE: EBX.COM