
Porto do Açu
Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é um dos maiores investimentos do Brasil em terminais marítimos privados. Próximo aos campos de petróleo offshore das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo e com fácil acesso para as regiões mais desenvolvidas do Brasil, o Porto do Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Este terminal portuário privativo de uso misto terá seis berços de atracação para navios graneleiros e quatro berços de atracação para carga geral e embarcações de apoio à atividades offshore. Com uma profundidade de 20 metros, o Porto do Açu permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas, assim como a nova geração dos navios superconteineiros com capacidade de até 11.000 TEUs.

Com uma área de 7.800 hectares, sua retroárea foi projetada para abrigar um inovador pólo industrial de grande capacidade, que incluirá: um terminal para minério de ferro, plantas de pelotização, usinas termoelétricas, um complexo siderúrgico e um pólo metal-mecânico, para atender as demandas das indústrias de petróleo e bens de capital, unidades petroquímicas, refinarias, indústrias cimenteiras e pátios para armazenagem de granéis e carga geral.
Seu projeto também engloba centros de distribuição e consolidação de cargas, instalações para embarcações de apoio às atividades off-shore, montadoras de automóveis e clusters para processamento de rochas ornamentais.

Açu está projetado para operar em São João da Barra, na costa
carioca, ocupando uma área de 78 milhões de metros quadrados
Com calado de 18,5 metros e capacidade para receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas por viagem, o Porto do Açu terá berços para movimentar minério de ferro, granéis sólidos e líquidos, contêineres, carga geral e produtos siderúrgicos, além de área de serviços complementares prestados por empresas especializadas, como expedição, integração intermodal, armazenagem e desembaraço aduaneiro.
Com início de operação previsto para começo de 2010, Açu estará ligado à rodovia BR 101, facilitando a chegada de cargas. Assim como em Peruíbe, o orçamento assusta a qualquer um. No total, serão investidos cerca de R$ 2,7 bilhões na implantação do porto. O complexo também irá gerar 5.100 empregos diretos e indiretos na fase de construção e outros 2.400 postos de trabalho operação.
“Atualmente os portos brasileiros têm capacidade apenas para receber navios pequenos, o que eleva o custo com o frete, pois é necessário mais de um navio para trazer a carga. Com navios maiores o frete cai até 75% e é isso que queremos para Porto Brasil e Açu. Já temos 38 pré-contratos com grupos que desejam utilizar nossos portos para importar ou exportar. Também há grandes empresas interessadas em se instalar nos parques industriais dentro dos portos", confirmou o diretor-presidente da LLX, Ricardo Antunes.
Na retroárea do Porto do Açu, será construída uma zona industrial para abrigo de um complexo siderúrgico, uma usina termoelétrica, até quatro usinas de pelotização de minério e áreas para tancagem de granéis líquidos e para processamento de petróleo. Tudo muito diferente do que a economia de São João da barra viu até hoje. Os moradores deste município fluminense sempre basearam seus ganhos no serviço público e nas fábricas de bebidas e tecidos.

Hoje, as primeiras obras do porto já ajudaram a criar 500 empregos formais, sendo que metade deste contingente mora na própria cidade de São João da Barra. A prefeitura local organiza cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para habilitar mais pessoas ao novo porto. A expectativa é que cerca de mil pessoas se formem nas próximas turmas.
FONTE: PORTOGENTE.COM